Tópicos de teoria da comunicação

GOMES, Pedro Gilberto. Tópicos De Teoria Da Comunicação. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2006.

Capa comum: 126 páginas
Editora: Editora Unisinos; Edição: 2 (2006)
Idioma: Português
ISBN-10: 8585580402
ISBN-13: 978-8585580407
Dimensões do produto: 20,8 x 13,8 x 1,2 cm

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO . 7
TEORIA DA COMUNICAÇÃO . 9

1. Introdução . 9
1.1. O problema dos modelos. Os três mundos onde acontecem os modelos . 10
1.2. A teoria da Comunicação. O que é teoria. O que é comunicação. A relação entre comunicação e informação . 10

2. A emergência histórica dos estudos de comunicação de massa . 15
2.1. Panorama mundial . 15
22. Situação na América Latina . 20

3. Comunicação de massa e sociedade . 26

4. Modelos e processos de comunicação . 32
4.1. Harold-Lasswell . 32
4.2. Shannon e Weaver . 33
4.3. Wilburg Schranlffi . 34
4.4. Redundância e retroalimentação . 35
4.5. O código, a mensagem . 36

5. A importância da semiótica para o estudo da comunicação . 39
5 .1. O paradigma semiótico . 39
5 .2. O homem como ser simiótico . 43

6. Semiótica ou semiologia, definição da ciência dos signos, códigos . 45
6.1. Signo: etimologia . 47
6.2. Significante e significado . 49
6.3. Significação . 50
6.4. Denotação e conotação . 51
6.5. Outros conceitos . 52

7. Diferentes enfoques na teoria da comunicação de massa . 56
7.1. O funcionalismo norte-americano e sua incidência na Teoria da Comunicação . 58
7.2. A Escola de Frankfurt e o conceito de indústria cultural  . 63
7.3. Marshall McLuhan e a “Aldeia Global” . 70
7 .4. O enfoque latino-americano. Luís Beltrán e o Adeus a Aristóteles. Jesús Martin Barbero e a relação popular-massivo . 75

COMUNICAÇÃO, ESPERANÇA E ÉTICA . 85

A COMUNICAÇÃO NÃO-MANIPULADORA E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA . 101
1. Compreensão da comunicação . 101
2. A comunicação não-manipuladora . 116
3. Espaços de comunicação popular . 109

CRIATIVIDADE, RESPONSABILIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS DE IMPRENSA: UMA VISÃO LATINO-AMERICANA . 115
1. Introdução . 115
2. A realidade latino-americana . 116
3. Comunicação e cultura . 118
4. As novas tecnologias . 120
5. Conclusão . 122

BIBLIOGRAFIA . 125