MARTINO, Luiz Claudio, FERREIRA, Giovandro Marcus, HOHLFELDT, Antonio e MORAIS, Osvando José de (Org.) Teorias dos meios de comunicação no Brasil e no Canadá – Volume I. Salvador: EDUFBA, 2013
Ano: 2013
Área: Ciências sociais
Editora: EDUFBA
ISBN: 978-85-232-1132-5
Nº de Páginas: 312
Dimensões: 17 x 24 cm
Peso: 530g
Idioma: Português
- SUMÁRIO{ Volume I
- 11 Apresentação
- 13 O lugar “virtual” das ciências da comunicação revisitado.
Gaëtan Tremblay - 35 O campo dos estudos em comunicação no Canadá: ponto de vista a partir do programa de doutorado conjunto em Montréal.
Éric George - 53 Escrita(s), mídias e tecnologias do intelecto: Notas sobre a atualidade dos trabalhos de Goody.
Oumar Kane - 73 Civilização, transporte e assentamento: comunicação organizacional nas primeiras obras de Harold Innis.
William J. Buxton - 91 A pesquisa-criação explicada: quatro modos interligados.
Owen Chapman e Kim Sawchuk - 111 Entre ecologia e arqueologia: uma perspectiva sobre a teoria mediática.
Thierry Bardini - 137 A opinião na comunicação: uma abordagem construtivista crítica
Milton N. Campos - 157 Das teorias da comunicação: um breve percurso da mensagem a certos desafios da análise dos discursos mediáticos
Giovandro Marcus Ferreira - 175 Uma teoria da comunicação para sociedades com grandes diferenças sociais
Antonio Hohlfeldt - 191 Considerações sobre a explicação em comunicação
Luiz Claudio Martino - 213 Teorias da comunicação, a hermenêutica, o diálogo, a compreensão e a interpretação: esboço para uma contribuição às “novas teorias” e aos “novos métodos”
Osvando José de Morais - 233 Teorias da Palavra II: de conexões e relações
Paulo B. C. Schettino - 259 A comunicação como artifício: uma leitura sobre Vilém Flusser
Míriam Cristina Carlos Silva - 273 As teorias do cinema e a atualização dos gêneros
Cristiane Freitas - 287 O perfil dos estudos de internet na pesquisa em comunicação
brasileira
Janara Sousa - 307 Sobre os autores