Teorias dos meios de comunicação no Brasil e no Canadá – Volume I

MARTINO, Luiz Claudio, FERREIRA, Giovandro Marcus, HOHLFELDT, Antonio e MORAIS, Osvando José de (Org.) Teorias dos meios de comunicação no Brasil e no Canadá – Volume I. Salvador: EDUFBA, 2013

Ano: 2013
Área: Ciências sociais
Editora: EDUFBA
ISBN: 978-85-232-1132-5
Nº de Páginas: 312
Dimensões: 17 x 24 cm
Peso: 530g
Idioma: Português

  • SUMÁRIO{ Volume I
  • 11 Apresentação
  • 13 O lugar “virtual” das ciências da comunicação revisitado.
    Gaëtan Tremblay
  • 35 O campo dos estudos em comunicação no Canadá: ponto de vista a partir do programa de doutorado conjunto em Montréal.
    Éric George
  • 53 Escrita(s), mídias e tecnologias do intelecto: Notas sobre a atualidade dos trabalhos de Goody.
    Oumar Kane
  • 73 Civilização, transporte e assentamento: comunicação organizacional nas primeiras obras de Harold Innis.
    William J. Buxton
  • 91 A pesquisa-criação explicada: quatro modos interligados.
    Owen Chapman e Kim Sawchuk
  • 111 Entre ecologia e arqueologia: uma perspectiva sobre a teoria mediática.
    Thierry Bardini
  • 137 A opinião na comunicação: uma abordagem construtivista crítica
    Milton N. Campos
  • 157 Das teorias da comunicação: um breve percurso da mensagem a certos desafios da análise dos discursos mediáticos
    Giovandro Marcus Ferreira
  • 175 Uma teoria da comunicação para sociedades com grandes diferenças sociais
    Antonio Hohlfeldt
  • 191 Considerações sobre a explicação em comunicação
    Luiz Claudio Martino
  • 213 Teorias da comunicação, a hermenêutica, o diálogo, a compreensão e a interpretação: esboço para uma contribuição às “novas teorias” e aos “novos métodos”
    Osvando José de Morais
  • 233 Teorias da Palavra II: de conexões e relações
    Paulo B. C. Schettino
  • 259 A comunicação como artifício: uma leitura sobre Vilém Flusser
    Míriam Cristina Carlos Silva
  • 273 As teorias do cinema e a atualização dos gêneros
    Cristiane Freitas
  • 287 O perfil dos estudos de internet na pesquisa em comunicação
    brasileira
    Janara Sousa
  • 307 Sobre os autores