Teorias dos meios de comunicação no Brasil e no Canadá – Volume II

MARTINO, Luiz Claudio, FERREIRA, Giovandro Marcus, HOHLFELDT, Antonio e MORAIS, Osvando José de (Org.) Teorias dos meios de comunicação no Brasil e no Canadá – Volume II. Salvador: EDUFBA, 2013

Ano: 2013
Área: Ciências sociais
Editora: EDUFBA
ISBN: 978-85-232-1132-5
Nº de Páginas: 318
Dimensões: 17 x 24 cm
Peso: 530g
Idioma: Português

  • SUMÁRIO{ Volume II
  • 11 Apresentação
  • 13 Ensaio sobre a identidade das ciências da comunicação e da informação
    Juçara Gorski Brittes e Lorena Rúbia Pereira Caminhas
  • 43 Repensando o arcabouço teórico-metodológico na construção da cidadania pelo viés da análise do discurso
    Giovandro Ferreira e Clarissa Viana Matos Moura
  • 55 A proposta interdisciplinar de Innis e McLuhan e a pesquisa em comunicação brasileira
    Katrine Tokarski Boaventura e Rodrigo Miranda Barbosa
  • 73 O campo comunicacional e as teorias da publicidade
    Rosana Nantes Pavarino
  • 91 Chamem o Conar! O efeito de terceira pessoa e o apoio às intervenções regulatórias na publicidade de cervejas
    André Bomfim dos Santos
  • 107 Survey e análise de conteúdo: revisitando os instrumentos analíticos da abordagem quantitativa nos estudos iniciais sobre mídia e audiência
    Adriano de Oliveira Sampaio
  • 121 A Literatura de autoajuda e a teoria funcionalista dos usos e satisfações: uma análise da linguagem de Augusto Cury
    Emilson Ferreira Garcia Junior e Robéria Nádia Araújo Nascimento
  • 129 Percepção de mídia hostil no Twitter
    Rafael Cardoso Sampaio e João Senna Teixeira
  • 145 A compreensão de internet nos artigos publicados na E-Compós
    Luisa Maranhão de Araújo
  • 159 Novos parâmetros na comunicação: reflexão sobre relações comunicativas via tecnologias da informação e da comunicação
    Edienari Oliveira dos Anjos
  • 175 Espaço acústico, paisagem sonora e espaço sonoro: relação de figura e fundo entre os conceitos aplicados ao estudo da teoria dos meios e do espaço
    Macello Medeiros
  • 189 Diálogos possíveis entre semiótica e iconologia: o caso dos ex-votos do Brasil e das Américas
    José Cláudio Alves de Oliveira
  • 205 Jornalistas assessores de imprensa: a tensão entre os campos da comunicação e da informação e a configuração do processo produtivo da notícia
    Giovandro Ferreira e Claudiane Car valho
  • 221 Enquadramento colaborativo: uma análise comparada do framing adotado pelos cidadãos-repórteres durante a Rio+20 no WikiNotícias e Indymedia
    Yuri Almeida
  • 237 O enquadramento do sofrimento em notícias de violência envolvendo crianças e adolescentes: estudo de caso dos jornais Massa! e Correio
    Ivanise Hilbig de Andrade
  • 261 A cobertura de meio ambiente pela Globo News: análise do Jornal das Dez e do Cidades e Soluções
    Leila Nogueira
  • 279 Expectativas do leitor e Newsmaking
    Lidiane Santos de Lima Pinheiro
  • 293 Os casos de homofobia no Estadão.com: uma análise do enquadramento noticioso
    Mariana Guedes Conde
  • 311 Sobre os autores