Teorias da Comunicação: Epistemologia, Ensino, Discurso e Recepção

Giovandro Marcus,‎ Luiz Claúdio Martino Martino (orgs)
Capa comum: 268 páginas
Editora: Edufba (1 de janeiro de 2007)
Idioma: Português
ISBN-10: 852320461X
ISBN-13: 978-8523204617
Dimensões do produto: 23,9 x 17 x 1,5 cm
Peso de envio: 522 g

SUMÁRIO

Sobre os autores 09

Apresentação

A membrana que perpassa 13
Antonio Fausto Neto

Epistemologia

A técnica nos estudos da comunicação sobre a égide do determinismo e da negociação 19
Giovandro M. Ferreira

Televisão e reinvenção política 32
Tiago Quiroga Fausto Neto

Patologias no sistema da comunicação, ou o que fazer quando o objeto desaparece 43
Erick Felinto

Teoria

Segunda geração da Teoria do Meio: a contribuição de Meyrowitz 55
Janara Kalline Leal Lops de Sousa

O efeito da terceira pessoa (third-person effect) na comunicação 69
Jair Guimarães Rangel

A comunicologia segundo Vilém Flusser 80
Michael Hank

Ensino

Os cursos de Teoria da Comunicação à luz do Jornalismo: Obstáculos e impropriedades das posições tecnicista e intelectualista 97
Luiz Claudio Martino

O Ensino da Teoria da Comunicação nos cursos de graduação em Comunicação Social 110
Rosa Maria Cardoso Dalla Costa

Desafios para a afirmação e o reconhecimento da identidade Teórico-epistemológica do campo comunicacional e de seus agentes acadêmicos 125
Maria ângela Mattos

Discurso

Em busca do sujeito perdido 141
Eliana Pibernat Antonini

Aventuras da significaçã: Bakhtin e Eco – A procura do signo deslizante 150
Humberto Keske

O hipertexto enquanto modalidade discursiva do webjornalismo: entre promessas e limitações 165
Edson Fernando Dalmonte

Recepção

O receptor no âmbito dos enfoques teóricos dominate nas ciências da Comunicação 183
Juçara Brittes

A noção de gênero televisivo como estratégia de interação: o diálogo entre os Cultural Studies e os Estudos da Linguagem 194
Itania Maria Mota Gomes

O desafio metodológico nas pesquisas de recepção 217
Roseli Aparecida Fígaro Paulina

Notícia e cotidiano: a produção de sentido nos telejornais locais. Análise dos textos da mídia e da audiência sobre os telejornais BATV e Aratu Notícias 2a edição. 228
Adriano de Oliveira Sampaio

A pesquisa sobre recepção e os efeitos da mídia: propondo um enfoque integrado 245
Mauro Porto